Pages

quarta-feira, 1 de julho de 2009


O diploma morreu... Viva o Jornalismo!

Nos últimos dias os todos os jornais dizem: É o fim do diploma de jornalismo.
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o diploma não é necessário para o exercício da profissão de jornalista.
Contudo, segundo o mesmo, a formação é importante para o preparo técnico dos profissionais, e ainda comparou o curso com, costura, moda e até mesmo culinária.
Qualquer pessoa que conheça a profissão sabe que qualquer cidadão pode se expressar por qualquer mídia, a qualquer momento, desde que ouvido. Quem impede as fontes de se manifestar não é nem a exigência do diploma nem a regulamentação, porque é da essência do jornalismo ouvir infinitos setores sociais, de qualquer campo de conhecimento, pensamento e ação, mediante os critérios básicos e da ética.
Segundo Beth Costa (Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas) a formação em Jornalismo, que deve ser constante e aprimorada durante toda a vida, é a base inicial para o exercício regulamentar da atividade. A tudo isso chamamos profissão Jornalismo.
Sim, sou estudante de jornalismo, e depois das férias darei continuidade ao segundo semestre do curso. E não me arrependo. Mesmo tendo trocado o curso de uma universidade federal (Zootecnia – UFMS) por Jornalismo na FEF, que é uma faculdade particular. Posso ressaltar que isso é o que quero para meu futuro, é isso que eu amo fazer.